Enquanto o ar condicionado tem apenas uma fonte de energia (a luz), o aquecimento central pode ter várias fontes de energia: o gás, a eletricidade e até mesmo o gasóleo.
Para quem tem casas enormes e espaçosas, o aquecimento central será mais eficaz do que a instalação de um sistema de ar condicionado – visto que permite um aquecimento mais uniforme e homogêneo em toda a casa.
Contudo, esta é uma opção que deve ser feita por si tendo sempre por base a conversa com os técnicos da área, para que escolha a opção mais indicada.
Ar condicionado ou recuperador de calor?
Se o objetivo for somente a utilização da função quente do aparelho para aquecer os ambientes, talvez a melhor opção seja o recuperador de calor. Se, no entanto, sente falta de arrefecimento no ambiente nas alturas quentes do ano, o ar condicionado é boa ideia.
Assim, talvez lhe compense mais investir num ar condicionado do que num recuperador – já que o preço é, normalmente, o mesmo.
Por exemplo: numa sala relativamente pequena, colocar um ar condicionado ou um recuperador de calor vai fazer exatamente o mesmo efeito. Contudo, enquanto um ar condicionado pode conter as funções de quente e frio e pode, por isso, ser utilizado também no verão, um recuperador de calor só servirá para as épocas frias do ano.
Deixe um comentário